Exposição usa fotografias para ensinar física e astronomia PDF Imprimir E-mail
Ter, 15 de Maio de 2018 15:13

Nesta quinta-feira (17), estudantes do curso de graduação em Licenciatura em Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estarão em Massaraduba para conversar com os visitantes do museu municipal sobre a exposição “Mostra Astrofísica”. A exposição está instalada no museu desde o dia 3 de maio e utiliza fotografias de planetas, galáxias e estrelas para instigar os visitantes e estimular a divulgação científica. O museu municipal de Massaranduba funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h e os representantes do IFSC estarão no local durante a tarde de quinta-feira.

A astrofotografia é o ramo especializado da fotografia que faz registros de corpos celestes e de imagens do céu noturno. Na mostra promovida pelo IFSC em Massaranduba os visitantes podem conferir, por exemplo, imagens do sol, da lua, do planeta Júpiter, de constelações como Órion e Cruzeiro do Sul e até de outras galáxias, como as Nuvens de Magalhães (duas galáxias anãs que estão próximas da nossa galáxia, a Via Láctea).

Um dos objetivos da exposição é mostrar como a física e a astronomia são temas próximos do cotidiano e acessíveis à população. Por isso, a maioria das imagens expostas foram realizadas com aparelhos comuns como celulares, lunetas e telescópios simples. “Durante o semestre fizemos diversos testes para descobrir maneiras de qualquer pessoa tirar uma foto semelhante às nossas. Por isso, junto com a legenda de cada foto, também está descrito como a foto foi tirada”, explica Rodrigo Grabowski, que faz parte do projeto e está na 6ª fase da Licenciatura em Física.

Segundo o coordenador da iniciativa e professor da graduação, Luiz Fernando Morescki Junior, a ideia da exposição surgiu dentro de disciplinas que estimulam o ensino da física fora da sala de aula. “Surgiu a oportunidade de parceria com o museu municipal de Massaranduba e foram agendadas visitas de escolas do ensino fundamental. Algumas das escolas visitaram a exposição no dia 3 de maio e, nesta quinta-feira, mais turmas irão ao museu para aprender”, conta.

Clique aqui e ouça o professor Luiz Fernando Morescki Juunior.

Entre os temas abordados durante as visitas das escolas estão o que são os planetas e as estrelas, como é possível observar o céu em detalhes e até a importância da ciência e da física no cotidiano. “O pessoal gostou bastante, interagiu, quis olhar as imagens, a luneta e também perguntou como que a gente fez pra tirar as fotos. É uma maneira interessante de fazer os alunos se interessarem pelo tema”, conta Rodrigo.

Cliquei aqui e veja fotos da atividade realizada no dia 3 de maio e também algumas astrofotos produzidas no projeto. Além do professor Luiz Fernando e do estudante Rodrigo Grabowski, também faz parte da iniciativa o graduando Allan Correa, da 6ª fase da Licenciatura em Física.