Câmpus tem equipe finalista na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil PDF Imprimir E-mail
Qui, 05 de Julho de 2018 16:21

Apenas duas equipes de Santa Catarina se classificaram para a fase final da edição deste ano da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e uma delas é do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro. A competição é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e envolve equipes de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o país, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil.

O formato da ONHB é original, abordando a história do Brasil a partir de documentos históricos, imagens, mapas e textos acadêmicos. Os estudantes devem interpretar as fontes através de pesquisas e debates para escolher a resposta. Além disso, antes da fase final, as equipes precisam realizar uma produção textual relacionada ao tema geral da edição. Neste ano, o tema envolvia as relações entre as leis, a justiça e a cidadania.

A décima edição iniciou em maio com mais de 14 mil equipes e após seis fases de provas online, que duram uma semana cada, apenas 311 equipes foram convocadas para a fase final (imagem ao lado) que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto na Unicamp. Na fase final, as equipes realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas.

Aqui no câmpus foram formadas cinco equipes, envolvendo estudantes de diferentes fases dos cursos de Ensino Médio Técnico, todas orientadas pela professora de História, Isabel Cristina Hentz.

A equipe finalista, "Romance Químico", é formada pelas alunas Jaíne dos Santos de Souza e Giovana Strehl Gauto, do Técnico em Química, e Sabrina Lopes Bueno, do Técnico em Modelagem do Vestuário.

Por Comunicação Câmpus Jaraguá do Sul - Centro