• Facebook: ifscjaragua
  • Twitter: ifsc

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

icone docentes horarios atividades

Como Configurar Wifi

Tutorial Alunos

Câmpus tem equipe finalista na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil PDF Imprimir E-mail
Qui, 05 de Julho de 2018 16:21

 

Apenas duas equipes de Santa Catarina se classificaram para a fase final da edição deste ano da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e uma delas é do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro. A competição é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e envolve equipes de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o país, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil.

 

O formato da ONHB é original, abordando a história do Brasil a partir de documentos históricos, imagens, mapas e textos acadêmicos. Os estudantes devem interpretar as fontes através de pesquisas e debates para escolher a resposta. Além disso, antes da fase final, as equipes precisam realizar uma produção textual relacionada ao tema geral da edição. Neste ano, o tema envolvia as relações entre as leis, a justiça e a cidadania.

 

A décima edição iniciou em maio com mais de 14 mil equipes e após seis fases de provas online, que duram uma semana cada, apenas 311 equipes foram convocadas para a fase final (imagem ao lado) que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto na Unicamp. Na fase final, as equipes realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas.

 

Aqui no câmpus foram formadas cinco equipes, envolvendo estudantes de diferentes fases dos cursos de Ensino Médio Técnico, todas orientadas pela professora de História, Isabel Cristina Hentz.

 

A equipe finalista, "Romance Químico", é formada pelas alunas Jaíne dos Santos de Souza e Giovana Strehl Gauto, do Técnico em Química, e Sabrina Lopes Bueno, do Técnico em Modelagem do Vestuário.

 

 

Por Comunicação Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

 
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.