Equipe de Jaraguá do Sul é campeã em competição nacional de lançamento de foguetes PDF Imprimir E-mail
Seg, 03 de Dezembro de 2018 14:41

Com um voo que alcançou 224 metros de distância, a equipe “Hidden Space Rockets” do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro foi uma das campeãs da 17ª Jornada Nacional de Foguetes, realizada em novembro na cidade de Barra do Piraí (RJ). O evento recebeu as 57 melhores equipes do Brasil, todas formadas por estudantes de ensino médio e convidadas para a Jornada após conquistarem grandes voos em eventos ou competições locais. A equipe jaraguaense é formada pelas estudantes Amanda Machado dos Santos e Giovanna Evangelista, do curso técnico integrado em Química, e orientada pelo professor Mário Augusto Camargo, da área de Física, todos do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro.

O lançamento que credenciou a equipe para o evento nacional ocorreu no primeiro semestre do ano, quando as alunas estavam na segunda fase do curso técnico. “Todas as turmas de segunda fase fazem uma atividade de Física [com o professor Julio Bortolini] que envolve a construção e o lançamento de um foguete à base de vinagre e bicarbonato de sódio. Depois daquela experiência nós conhecemos o professor Mário e, juntos, continuamos aprimorando o foguete. O resultado foi o lançamento de 153 metros de distância que nos habilitou para a Jornada”, resume Amanda.

Durante o evento no Rio de Janeiro, porém, não foi apenas o foguete da equipe jaraguaense que chamou a atenção dos organizadores e demais participantes. As estudantes também conquistaram uma premiação na etapa de apresentação científica do trabalho – que antecede o lançamento –, ficando entre as cinco melhores apresentações da Jornada. “Todos os participantes contam como desenvolveram o trabalho, quais as dificuldades, a base teórica, como a química e a física estão envolvidas no projeto”, explica Giovanna.

Segundo o professor que orientou a dupla, o resultado obtido pelas estudantes de Química impressionou também devido à falta de experiência da equipe. “Os organizadores chegavam pra gente perguntando quantas vezes a gente já tinha participado. Quando falávamos que era a primeira vez, eles ficavam surpresos”, lembra Mário. “E ano que vem vamos voar ainda melhor!”, completa Amanda.

A equipe também foi uma das poucas representantes catarinenses no evento: além da Hidden Space Rockets havia apenas outro grupo, de Concórdia, mas de uma instituição privada.

Competição colaborativa

Um dos aspectos que chamou a atenção das alunas e do professor de Física foi o caráter amistoso que predominou durante todos os dias do evento. “É uma competição na qual o pessoal não foi pra competir, mas pra trocar experiências. Não tinha ninguém com aquela ‘faca nos dentes’, todos se ajudavam”, afirma Mário.

O crescimento coletivo também foi um dos ganhos percebidos pelas estudantes. “A gente ajudou outras equipes e também recebeu dicas e orientações de algumas pessoas. Foi bem diferente de uma competição tradicional”, diz Giovanna.

Mulheres na ciência

Outra constatação realizada pela equipe durante o evento foi a baixa a participação feminina, seja entre os estudantes de ensino médio ou entre os professores orientadores de cada um dos 57 grupos presentes na Jornada. “Tinha algumas equipes com meninas, mas eram poucas. Porém todas muito preparadas, muito inteligentes”, descreve Giovanna.

A baixa participação de mulheres também não constrangeu Amanda. “Teve até um episódio, no início do evento, em que um professor de outra instituição perguntou para o Mário onde estavam os ‘piás’ da equipe dele, e o Mário apontou para nós duas”, recorda.

O envolvimento com o tema da competição e a dedicação para a construção de um foguete a partir dos conhecimentos da Química e da Física ajudaram as alunas do IFSC a perceber que possuem afinidade com a área. “Hoje pensamos em seguir carreira na engenharia aeroespacial, ou algo relacionado a isso”, conta Amanda.

Agora com mais experiência na bagagem, a Hidden Space Rockets pretende continuar trabalhando e desenvolver um novo e mais potente foguete para a próxima edição da Jornada. “Aprendemos muito e vamos até ampliar a equipe com mais uma amiga a partir do próximo ano”, adianta Giovanna.

Clique aqui e confira fotos da participação da equipe na 17ª Jornada Nacional de Foguetes. Assista também ao vídeo gravado pela equipe com o lançamento do foguete campeão.