Estudantes do IFSC debatem criação de núcleo estudantil estadual PDF Imprimir E-mail
Seg, 08 de Abril de 2019 18:18

Na terça-feira (2), 61 estudantes de 18 câmpus do IFSC reuniram-se no Câmpus São José para um encontro estadual. Foram debatidos diversos assuntos, entre eles a formação de um núcleo estudantil com todos os câmpus. “Queremos que seja uma entidade referência no movimento estudantil do IFSC, que lute e debata as pautas internas da instituição”, destaca um dos organizadores, Filipe dos Santos, do Câmpus Criciúma.

Os estudantes também articularam a composição das vagas discentes no Comitê Gestor de Assistência Estudantil, de cada região, bem como quais alunos irão se candidatar para o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), cujo edital está previsto para ser lançado em 22 de abril.

Houve ainda debate e encaminhamentos referentes à minuta do Código de Conduta do Estudantes. Segundo Filipe, o documento será divulgado nos próximos dias pela Resistência Estudantil Contra os Cortes na Educação (Recce). Os estudantes que participaram da reunião com a reitora dia 22 de março repassaram aos colegas os encaminhamentos e pontos discutidos. Para Filipe, “a interação entre todos os alunos presentes mostrou a grande diversidade entre os alunos da rede e também reforçou que juntos nós somos mais fortes”.

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider participou da abertura do encontro e destacou a importância do movimento estudantil. “Se eu tenho representação, tenho voz”, reforçou, incentivando os alunos a se envolverem nos órgãos colegiados, como as eleições do Cepe.

Os estudantes puderam fazer algumas perguntas para a reitora e os questionamentos se focaram na construção de um código de conduta de alunos que está sendo construído com a participação das representações estudantis e passará ainda pelo Cepe e Consup neste ano. “Precisamos ter parâmetros e igualdade para garantir a segurança dos alunos. Queremos validar um documento que seja o melhor para os alunos para que possamos garantir uma convivência saudável”, disse.

Paralelamente ao encontro estudantil, foi realizada reunião da Diretoria de Assuntos Estudantis com os Chefes de Departamento de Assistência Estudantil dos câmpus. Segundo a diretora de Assuntos Estudantis, Girlane Almeida Bondan, foi um momento de troca de experiências e capacitação, além de planejamento para 2019.

Por Coordenadoria de Jornalismo