IFSC participa de ação que espalha arte nas ruas de Jaraguá do Sul PDF Imprimir E-mail
Ter, 11 de Junho de 2019 09:15

Desde o último sábado (9), quem circula pela rua Ângelo Rubini – uma das principais vias do bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul –, encontra um cenário diferente: em vez da cor cinza, 24 postes de iluminação pública agora exibem os tons e as inspirações de artistas e profissionais locais. Dois desses postes contam com design criado e executado por gente do IFSC: duas servidoras e quatro estudantes do ensino médio técnico em Química. A ação de revitalização da via se chama “Arte no Poste” e foi uma iniciativa do Núcleo de Dirigentes Lojistas da Barra do Rio Cerro, em parceria com a Sociedade Cultura Artística (Scar).

Um dos postes foi revitalizado pela técnica-administrativa do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Camila França. Formada em Moda, a servidora do IFSC realizou uma pintura inspirada em questões ligadas ao corpo, à mulher e ao feminino. “Levar a arte para as ruas foi uma oportunidade de envolver a população, pois muita gente parava para conversar, perguntar e acompanhar. Gente que às vezes não vai a uma exposição, mas que anda na rua e, assim, tem a chance de se aproximar de artistas e da produção cultural”, comenta.

O segundo poste com DNA do IFSC recebeu uma ação coletiva: a professora de artes do câmpus, Caroline Weiberg, contou com o auxílio de quatro estudantes da sétima fase do curso técnico integrado em Química. “Fizemos uma pintura inspirada na educação: partimos do desenho de um lápis e, a partir da vista do topo desse lápis, elaboramos um desenho que pudesse ser que pudesse ser executado a várias mãos”, explica a professora.

Os estudantes que participaram da ação foram Gustavo Fagundes de Souza, Igor Radunz Bard, Tábata Maass, Vitor Gabriel de Oliveira. Clique aqui e confira mais fotos dos servidores e estudantes do IFSC em ação.