Sepei 2019 encerra com cerimônia de premiação para sete competições PDF Imprimir E-mail
Ter, 06 de Agosto de 2019 09:42

O Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) encerra a oitava edição com 505 trabalhos apresentados e 2,5 mil participantes - 1,7 mil alunos e servidores e 800 visitantes. O evento foi realizado pela primeira vez no oeste do Estado, em Chapecó, nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto.

Durante três dias, o Sepei 2019 mostrou o que estudantes, professores e técnicos-administrativos têm pesquisado e desenvolvido nos 22 câmpus do IFSC, em 20 cidades do estado. “Nenhuma nação vai evoluir sem ciência. O Sepei é o reflexo e a finalização de, geralmente, um ano de trabalhos variados, como projetos integradores, trabalhos de conclusão de curso. São trabalhos aprovados na reitoria, pró-reitoria e nos editais de câmpus, então a gente vê aqui a qualidade que esta instituição tem”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC, Clodoaldo Machado.

A cerimônia de encerramento, nesta quinta-feira (01), focou na entrega dos troféus aos vencedores de diversas competições: Hackatoon, 2º Torneio de Robótica, Certificação de Empresas Juniores, Desafio de Ideias Inovadoras, apresentação oral, apresentação pôster e Festival de Bandas. A gratidão e a emoção também tomaram conta do encerramento.

Os sentimentos foram coletivos, percebidos a cada vibração na plateia, em cada participante que subia ao palco para receber uma premiação, e em cada um dos discursos. “A mensagem que o Sepei 2019 deixa é de união. Vimos aqui união em muitos momentos e, especialmente, no Festival de bandas, onde uma banda auxiliou a outra quando equipamentos falharam. Então, precisamos nos unir, precisamos trabalhar em rede para continuarmos ainda mais fortes”, destacou a diretora-geral do Câmpus Chapecó, Ilca Maria Ferrari Ghiggi.

Os sentimentos de união e gratidão continuaram conduzindo toda a cerimônia de encerramento, especialmente em razão do momento em que cresce a defesa pela educação pública. “Temos que reconhecer o grande evento que o Sepei tem sido e que foi este Sepei 2019, estamos mais fortalecidos com ele”, frisou o pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral.

Emocionado, o coordenador-geral do Sepei, pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, André Dala Possa, conduziu sua fala com o sentimento de gratidão. Agradeceu a todos os parceiros e especialmente aos servidores públicos que pararam suas vidas para compor a organização do evento: “Tenho muito orgulho em trabalhar com vocês”, frisou. Também agradeceu a todos os estudantes, professores e técnicos-administrativos que aceitaram sair de suas casas - algumas a mais de 500 quilômetros de distância - para se integrar aos demais câmpus e fazer o evento acontecer.

Para encerrar com a mesma emoção do restante da cerimônia, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, que representou a reitora Maria Clara Kaschny Schneider, declarou: “O Sepei nunca termina. Não vamos encerrar, vamos apenas fazer uma pausa até a próxima. Temos muito trabalho pela frente no próximo ano”.

Resultado das premiações:

2º lugar: Little Boat City Band – Câmpus Canoinhas

3º lugar: Tropeiros do Oeste – Câmpus São Miguel do Oeste

Trabalhos

Apresentações orais e Apresentações de pôster

Por Rafaela Menin | Jornalista