• Facebook: ifscjaragua
  • Twitter: ifsc

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

icone docentes horarios atividades


Como Configurar Wifi

Tutorial Alunos

Desafio IFSC de Ideias Inovadoras financia oito projetos para sair do papel PDF Imprimir E-mail
Ter, 06 de Agosto de 2019 09:55

A cerimônia de encerramento do 8º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) anunciou e premiou as oito equipes que ganharam o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras. Estudantes dos câmpus Florianópolis, São José, São Miguel do Oeste, Itajaí, Jaraguá do Sul-Rau e Araranguá foram os contemplados com prêmios de R$ 4 mil a R$ 10 mil.

 

Ao todo, 200 alunos, de 19 câmpus, inscreveram-se na competição. A primeira etapa iniciou com 66 grupos inscritos. Na eliminatória seguinte, restaram 15 equipes. Estas reuniram-se durante o Sepei 2019 para o pitch, uma apresentação rápida (de 5 a 7 minutos) com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor, cliente ou avaliador) pela sua ideia.

 

Oito delas conquistaram os avaliadores e receberão auxílio financeiro e de empreendedorismo para conseguir colocar em prática sua ideia de produto, de processo tecnologicamente novo ou ainda sugerir melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes.

 

O 1º lugar ficou com a “Iluminatus”, do Câmpus Florianópolis. Os estudantes Ian Schmiegelow Dannapel, Jhonatan de Freitas Lang, Lucas Seara Manoel e Cleisson Fernandes Da Silva uniram-se com o mentor Joabel Moia para reduzir o desperdício na iluminação exterior, como nas ruas e calçadas. “Para isso vamos criar a nossa iluminação inteligente, que através de sensores de vídeo monitoramento e reconhecimento com inteligência artificial de veículos e pessoas vai controlar a intensidade da luminária”, conta Ian, aluno de Engenharia Eletrônica.

 

Já o estudante do Câmpus São José, Gabriel Dias dos Santos e a mentora Maria Cláudia de Almeida Castro montaram a “Team RefeiCão” e faturaram o segundo lugar. Já a terceira colocada, equipe “Agroduino SMO”, do Câmpus São Miguel do Oeste, conseguirá trabalhar com a automatização de arraçoamento de suínos, ou seja, o controle do fornecimento da ração conforme o peso e consumo por suíno. Quem desenvolve são os alunos Maicon Luan Ogliari, Andrei Fernando Basei e Fábio Jean Boness, e o mentor e professor Luiz Carlos Baron.

 

A ideia do projeto surgiu a partir da prática profissional do aluno Maicon. O estudante trabalha com o sistema, porém com o tratamento realizado de forma manual, o que acaba gerando desperdícios ou falta de ração adequada aos suínos conforme sua real necessidade. “E isto faz com que o lucro seja menor com os desperdícios e com um peso final do suíno menor do que poderia ter”, afirma Baron.

 

Conheça o perfil das equipes inscritas

 

Com o auxílio do relatório dos inscritos, é possível traçar um perfil dos 200 interessados na competição. Mais da metade dos participantes (55%) estuda em cursos técnicos do IFSC. Em segundo lugar estão os alunos de bacharelados (22,5%). E, em terceiro, aqueles que apostam em cursos de Tecnologia (21,5%). A maioria deles é jovem, com idade entre 16 e 18 anos, e estuda em cursos como Química, Mecânica, Engenharia Eletrônica, Produção Multimídia, Ciência da Computação, Design de Produto ou Eletromecânica.

 

Os câmpus com o maior número de inscritos são Florianópolis (16%), Itajaí (16%), as duas unidades de Jaraguá do Sul (22%), Lages (9%), São José (6%), Chapecó (4%), Palhoça (4%) e São Miguel do Oeste (4%). Outros câmpus também marcaram presença na lista de interessados: Caçador, Florianópolis-continente, Araranguá e São Lourenço do Oeste.

 

Resultado do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

 

1º lugar: Iluminatus – Câmpus Florianópolis

2º lugar: Team RefeiCão – Câmpus São José

3º lugar: Agroduino SMO – Câmpus São Miguel do Oeste

4º lugar: Phyto Bio+ – Câmpus Itajaí

5º lugar: Handsfree – Câmpus Jaraguá do Sul-Rau

6º lugar: Catus – Câmpus Araranguá

7º lugar: Inovasustentável – Câmpus Itajaí

8º lugar: LAVETEC - Câmpus Jaraguá do Sul-Rau

 

Entenda melhor a competição.

 

Por Rafaela Menin | Jornalista

 
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.