• Facebook: ifscjaragua
  • Twitter: ifsc

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

icone docentes horarios atividades


Como Configurar Wifi

Tutorial Alunos

Aluna do Câmpus Jaraguá do Sul participa de operação do Projeto Rondon PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Março de 2015 11:56

Dez dias longe de casa, conhecendo pessoas, fazendo novos amigos e ajudando quem precisa. Essa foi a rotina da estudante Caroline Lava, da 5ª fase do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul, entre os dias 25 de fevereiro e 7 de março, durante a operação Rio do Peixe do Projeto Rondon. A aluna do câmpus integrou o grupo que atuou no município de Salto Veloso, no meio-oeste catarinense.

 

Durante a operação foram realizadas atividades sociais nas áreas de saúde, sexualidade, lazer, cultura e meio ambiente, principalmente com crianças, jovens e idosos. “Havia programação da manhã até a noite, mas o nosso cansaço era compensado pelo acolhimento que recebíamos e pela gratidão das pessoas após cada atividade”, conta Caroline (na foto, segurando a revista).

 

Além da reação positiva das pessoas, o Projeto Rondon promoveu também mudanças nos próprios rondonistas. “Essa experiência abriu muito os meus olhos e ampliou o meu mundo. Agora, no câmpus, eu procuro ir além da teoria da sala de aula, percebo melhor meus colegas e busco aplicações práticas daquilo que aprendemos no curso”, afirma a estudante de Química.

 

O grupo do qual Caroline participou era composto por outros 11 estudantes de instituições como a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “No início éramos um grupo de desconhecidos, mas com o passar dos dias todos nos soltamos e nos tornamos uma verdadeira família”, diz.

 

Esta foi a primeira vez que a aluna do IFSC participou do Projeto Rondon, mas provavelmente não será a última. “Agora que eu conheci de perto como tudo funciona, com certeza que vou me inscrever em mais operações. E já comecei a falar do projeto para outras pessoas daqui, para que elas também possam ter essa experiência”, comenta.

 

Além de Salto Veloso, a operação Rio do Peixe abrangeu os municípios de Abdon Batista, Arroio Trinta, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Lebon Régis, Monte Carlo, São Cristóvão do Sul, Vargem e Zortéa. Durante a operação foram realizadas 945 oficinas e atendidas 18 mil pessoas.

 

As operações do Projeto Rondon ocorrem a cada semestre e são promovidas, em Santa Catarina, pelo Núcleo Extensionista Rondon da Udesc.

 
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.