Aluna do Câmpus Jaraguá do Sul participa de operação do Projeto Rondon PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Março de 2015 11:56

Dez dias longe de casa, conhecendo pessoas, fazendo novos amigos e ajudando quem precisa. Essa foi a rotina da estudante Caroline Lava, da 5ª fase do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul, entre os dias 25 de fevereiro e 7 de março, durante a operação Rio do Peixe do Projeto Rondon. A aluna do câmpus integrou o grupo que atuou no município de Salto Veloso, no meio-oeste catarinense.

Durante a operação foram realizadas atividades sociais nas áreas de saúde, sexualidade, lazer, cultura e meio ambiente, principalmente com crianças, jovens e idosos. “Havia programação da manhã até a noite, mas o nosso cansaço era compensado pelo acolhimento que recebíamos e pela gratidão das pessoas após cada atividade”, conta Caroline (na foto, segurando a revista).

Além da reação positiva das pessoas, o Projeto Rondon promoveu também mudanças nos próprios rondonistas. “Essa experiência abriu muito os meus olhos e ampliou o meu mundo. Agora, no câmpus, eu procuro ir além da teoria da sala de aula, percebo melhor meus colegas e busco aplicações práticas daquilo que aprendemos no curso”, afirma a estudante de Química.

O grupo do qual Caroline participou era composto por outros 11 estudantes de instituições como a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “No início éramos um grupo de desconhecidos, mas com o passar dos dias todos nos soltamos e nos tornamos uma verdadeira família”, diz.

Esta foi a primeira vez que a aluna do IFSC participou do Projeto Rondon, mas provavelmente não será a última. “Agora que eu conheci de perto como tudo funciona, com certeza que vou me inscrever em mais operações. E já comecei a falar do projeto para outras pessoas daqui, para que elas também possam ter essa experiência”, comenta.

Além de Salto Veloso, a operação Rio do Peixe abrangeu os municípios de Abdon Batista, Arroio Trinta, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Lebon Régis, Monte Carlo, São Cristóvão do Sul, Vargem e Zortéa. Durante a operação foram realizadas 945 oficinas e atendidas 18 mil pessoas.

As operações do Projeto Rondon ocorrem a cada semestre e são promovidas, em Santa Catarina, pelo Núcleo Extensionista Rondon da Udesc.