Inscrições abertas para o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras PDF Imprimir E-mail
Qui, 30 de Abril de 2015 12:37

Quem nunca teve uma ideia e pensou que poderia se transformar em um bom negócio? Os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) agora têm a chance de fazer isso por meio do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras. As inscrições na competição podem ser feitas até a próxima quarta-feira (6) por meio do formulário eletrônico disponível em www.ifsc.edu.br/desafio.

O chefe do Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais, Luiz Henrique Carlson, explica que o objetivo da competição é estimular o espírito empreendedor e preparar os alunos para os desafios do mercado e para as oportunidades de negócio. “Queremos mapear ideias e dar condições para que nossos estudantes vislumbrem a possibilidade de empreender”, destaca.

Podem participar da competição alunos dos cursos técnicos, superiores de tecnologia, de graduação e de pós-graduação, organizados em equipes com no máximo quatro estudantes, desde que não tenham previsão de conclusão do curso anterior a 20 de dezembro de 2015. Cada equipe deverá possuir um mentor, obrigatoriamente servidor do IFSC, que deverá ser convidado pela equipe para dar apoio, conselhos, suporte e encorajamento para que o grupo desenvolva e demonstre todo o seu potencial.

Entenda o Desafio IFSC

Todas as equipes com inscrições homologadas participarão de uma capacitação de futuros empreendedores, que será oferecida por meio da plataforma de ensino a distância Negócio Certo Universitário Sebrae. Com os conhecimentos adquiridos nessa fase, os alunos terão que elaborar um modelo de negócio da ideia inovadora.

Dez equipes serão classificadas para a última fase que será um evento Pitch, que se resume a uma apresentação rápida - de 5 a 7 minutos - com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor, cliente ou avaliador) pela sua ideia. Esse evento será realizado durante o 5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), em agosto, no Câmpus Criciúma

As cinco equipes melhores classificadas nessa última fase serão contempladas com um auxílio financeiro de R$7 mil para investir no desenvolvimento de sua ideia inovadora. O valor deverá ser aplicado na execução do projeto no período de 30 de agosto a 14 de dezembro.

Carlson ressalta que, mais do que dar esse auxílio financeiro para que as equipes invistam em suas ideias, o IFSC quer mostrar para os alunos que existem outros programas que também podem impulsionar a realização dos seus projetos empreendedores. “É por isso que, em uma das fases, a equipe que comprovar a inscrição no Programa Sinapse da Inovação 2015 receberá uma pontuação adicional, uma vez que queremos incentivar os estudantes a se inscreverem em iniciativas como essa que promovem o surgimento de empreendimentos inovadores”, conta.

As informações detalhadas, bem como o cronograma do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, estão apresentadas no regulamento da competição que pode ser consultado aqui. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .