Prazo para isenção da taxa de inscrição vai até a próxima terça-feira (12) PDF Imprimir E-mail
Ter, 05 de Maio de 2015 09:00

Termina na próxima terça-feira (12) o prazo para que os candidatos aos cursos técnicos e de graduação do IFSC solicitem a isenção da taxa de inscrição no processo seletivo. A taxa varia de R$ 30 a R$ 40, mas podem solicitar a isenção os candidatos que possuem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), integrantes de famílias de baixa renda e doadores de sangue. Os pedidos devem ser feitos no Sistema de Ingresso.

Para os candidatos inscritos no CadÚnico – em programas como Bolsa Família, Peti e BPC, entre outros – é necessário que a renda média de sua família seja de até meio salário-mínimo por pessoa ou de até três salários-mínimos no total, somando-se as rendas de todos os integrantes da família. Por lei (Artigo 4o. do Decreto 6.135/2007), a família é composta por um ou mais indivíduos, eventualmente ampliada por outros indivíduos que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas pela unidade familiar, todos moradores de um mesmo domicílio.

Candidatos integrantes de família de baixa renda e que não estão no CadÚnico também têm direito a pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso, o candidato precisa ter renda familiar média igual ou inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa e ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada. Os candidatos devem ter documentos que comprovem a situação declarada, pois o IFSC pode, a qualquer momento, solicitá-los.

O terceiro grupo que pode solicitar a isenção é o de doadores de sangue. Neste caso, os candidatos devem comprovar que fizeram duas doações entre 12 de maio de 2014 e 12 de maio de 2015, por meio de documento de identificação com foto e comprovante de doação emitido por instituição coletora oficial. Essa documentação deve ser entregue até 13 de maio em qualquer câmpus do IFSC.

Os pedidos de isenção serão analisados pelo órgão gestor do CadÚnico, quando se tratar candidatos inscritos no cadastro, e pelo IFSC, no caso de candidatos de famílias de baixa renda e doadores de sangue. O resultado da análise dos pedidos de isenção será divulgada em 20 de maio, a partir das 18h, no link www.ifsc.edu.br/resultados-menu. Os candidatos que não tiverem seu pedido aceito têm até 26 de maio para pagar a taxa de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas nos editais do processo seletivo, disponíveis em www.ifsc.edu.br. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

344 vagas em Jaraguá do Sul

Neste processo seletivo, o IFSC está oferecendo, em Jaraguá do Sul, 344 vagas em cursos gratuitos com início das aulas no segundo semestre de 2015. São 268 vagas em cursos de nível técnico e 76 em cursos de graduação (confira, a seguir, a relação dos cursos).

As inscrições devem ser feitas até 25 de maio no Portal do IFSC (www.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC, para candidatos que não possuem acesso à Internet.

A prova para os cursos técnicos do IFSC será realizada em 14 de junho. Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para 21 de junho.

Confira os cursos técnicos e de graduação com vagas abertas em Jaraguá do Sul:

Câmpus Geraldo Werninghaus (Jaraguá do Sul – Rau)

Técnico Subsequente em Eletrotécnica (vespertino) – 32 vagas

Técnico Subsequente em Eletrotécnica (noturno) – 32 vagas

Técnico Subsequente em Mecânica (vespertino) – 32 vagas

Técnico Subsequente em Mecânica (noturno) – 32 vagas

Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica (noturno) – 36 vagas

Câmpus Jaraguá do Sul (Centro)

Técnico Integrado em Química (vespertino) – 35 vagas

Técnico Subsequente em Malharia (vespertino) – 35 vagas