Terminam nesta segunda-feira as inscrições para 344 vagas em cursos gratuitos PDF Imprimir E-mail
Sex, 22 de Maio de 2015 15:34

O IFSC está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (25) para o processo seletivo que irá preencher 344 vagas em cursos técnicos e de graduação em Jaraguá do Sul. Todos os cursos são gratuitos e as aulas começarão no segundo semestre de 2015. A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00.

As inscrições devem ser feitas no Portal do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com informações detalhadas sobre o processo seletivo. Quem não tem acesso à internet pode fazer sua inscrição diretamente num dos computadores disponíveis nos câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul (Av. Getúlio Vargas, 830 - Centro, ou Rua dos Imigrantes, 455 - Rau).

Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, que será realizada no dia 14 de junho, de manhã para os cursos técnicos subsequentes e à tarde para o curso integrado. Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 21 de junho.

A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 8 de julho. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis nos editais, no Portal do IFSC e também pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Entenda os tipos de cursos

O IFSC oferece, em Jaraguá do Sul, dois tipos de cursos técnicos: integrado e subsequente. Nos cursos técnicos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Já para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC.

Os cursos de graduação oferecidos em Jaraguá do Sul também são divididos em dois tipos: licenciatura e superior de tecnologia. A licenciatura é destinada à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já o curso superior de tecnologia - também conhecido como tecnólogo - é uma graduação de formação especializada em determinada área.

Reserva de vagas

O IFSC reserva 50% das vagas abertas para candidatos que estudaram em escolas públicas. Dentro desse percentual há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever pelo sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção “ampla concorrência”.

Confira abaixo os cursos que estão com inscrições abertas em cada câmpus:

Câmpus Geraldo Werninghaus (Jaraguá do Sul – Rau)

Técnico Subsequente em Eletrotécnica (vespertino) – 32 vagas

Técnico Subsequente em Eletrotécnica (noturno) – 32 vagas

Técnico Subsequente em Mecânica (vespertino) – 32 vagas

Técnico Subsequente em Mecânica (noturno) – 32 vagas

Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica (noturno) – 36 vagas

Câmpus Jaraguá do Sul (Centro)

Técnico Integrado em Química (vespertino) – 35 vagas

Técnico Subsequente em Malharia (vespertino) – 35 vagas