Pesquisa do curso técnico em Química é apresentada em congresso no Ceará PDF Imprimir E-mail
Sex, 19 de Junho de 2015 11:12

Estudantes do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul apresentaram, na III Expo Nacional MILSET Brasil, um trabalho de pesquisa realizado em sala de aula. O evento foi realizado em Fortaleza, no Ceará, e reuniu pesquisadores, professores, estudantes e representantes da comunidade em geral para promover a troca de experiências e conhecimentos relacionados a diversas áreas de pesquisa.

O estudo apresentado pelos alunos do IFSC avaliou a influência do extrato pirolenhoso – obtido a partir da condensação da fumaça emitida na produção do carvão vegetal – sobre a germinação e crescimento do rabanete (Raphanus sativus). “A pesquisa constatou que o extrato pirolenhoso, dependendo da concentração, favorece o desenvolvimento das raízes do rabanete”, destaca Matheus Henrique Pires da Silva, um dos estudantes que realizou a pesquisa.

Com o título "Efeitos de diferentes concentrações do extrato pirolenhoso na germinação e no crescimento do Raphanus sativus", o trabalho foi desenvolvido por Matheus e outros quatro estudantes: Andressa Luiza Francisco, Laís Tuani De Marco, Luana Alchini e Vitória Beatriz Falcão Kupas. A pesquisa foi orientada pelo professor Anderson Litwinski, porém no evento os alunos foram acompanhados pela professora Ana Paula Duarte Souza.

A III Expo Nacional MILSET Brasil ocorreu entre os dias 26 e 30 de maio. Clique aqui e acesse o site do evento.