Secretário do MEC conversa com estudantes do IFSC PDF Imprimir E-mail
Sex, 26 de Junho de 2015 11:56

“Nós temos a responsabilidade de construir o futuro, o Brasil e o IFSC. Isso deve ser compartilhado com ideias, sugestões, mas sobretudo com a crença de que é possível”. Foi esse apelo que o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, fez para o grupo de alunos do IFSC que estiveram na última sexta-feira (19), no auditório da Reitoria, em Florianópolis, para um bate-papo. Em viagem ao estado para participar da inauguração do Câmpus Itajaí do IFSC, o secretário abriu sua agenda para conhecer melhor a instituição catarinense que, segundo ele, é referência para todo o País. A comunidade acadêmica teve a oportunidade de tirar dúvidas e fazer solicitações ao representante do Ministério da Educação.

Cerca de 50 estudantes de diversos câmpus participaram da conversa, entre eles, lideranças estudantis ligadas à Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico, ao Grêmio Estudantil, Centros Acadêmicos e colegiados de câmpus do IFSC. O secretário destacou o papel da juventudade para a construção de um País com mais igualdade social. “Os estudantes devem estar mobilizados, assumindo papel de protagonistas do presente e do futuro”, enfatizou.

Marcelo mencionou os processos de consulta que ocorrem nos institutos – para reitor, diretor-geral e colegiados – e orientou os alunos a se envolverem nesses processos de exercício da democracia, mas não se limitarem a esses episódios. “Não podemos nos mobilizar apenas para o momento do processo eleitoral, mas temos que estar permanentemente mobilizados para a melhoria da nossa sociedade”, disse.

No momento em que o País vivencia uma queda de receita e de ajuste fiscal, com cortes orçamentários já divulgados pelo Governo Federal, o secretário acalmou os alunos. “Não houve e nem haverá nenhum tipo de contingenciamento na assistência estudantil”, afirmou.

Após uma breve explanação, os estudantes puderam fazer questionamentos para o secretário. Entre as questões levantadas, estavam pontos sobre desenvolvimento de pesquisas, intercâmbio estudantil, educação para surdos, entre outras. O evento foi transmitido ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui (a partir do tempo 2:02:10 – antes a conversa foi com os servidores da instituição).