Novos integrantes do Cepe tomam posse PDF Imprimir E-mail
Sex, 02 de Outubro de 2015 09:44

Foi realizada no dia 30 de julho a posse dos novos integrantes do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC (Cepe). Ao todo, 10 dos 15 titulares eleitos tomaram posse, entre docentes, técnicos-administrativos e discentes. Os novos integrantes atuarão no Cepe até junho de 2017.

O Cepe é o colegiado que trata das políticas de ensino, pesquisa e extensão do IFSC. Cabe ao Cepe fazer a análise dos projetos pedagógicos dos cursos e emitir parecer ao Conselho Superior sobre a oferta deles. Além disso, o Cepe também analisa e elabora parecer sobre as principais questões institucionais.

A assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), Cristina Kuba, atuará pela primeira vez em um colegiado do IFSC. Ela conta que duas coisas a motivaram a integrar o Cepe: a vontade de representar os técnicos-administrativos da instituição e também o seu trabalho na Diretoria de Extensão, onde atuou desde que ingressou no IFSC, em 2013, até este ano. “Teremos um grande trabalho para efetivar a curricularização da extensão, conforme previsto no Plano Nacional de Educação (PNE)”, explica. Cristina também acredita que o maior desafio do Cepe é encontrar um equilíbrio. “Acredito que precisamos sempre nos posicionar com bom senso, pensando sempre no que é melhor para a instituição”, afirma.

O Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Paulo Wollinger, deu as boas vindas aos novos integrantes do Cepe e ressaltou a importância do colegiado. “Além das questões do dia a dia, também atuamos fortemente em questões estratégicas, como a harmonização curricular e o Regulamento Didático-Pedagógico”, disse.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, disse que o Cepe é um colegiado estratégico. “A representação é de alta importância para qualificar a instituição e garantir a democracia”, disse Maria Clara, ressaltando que ainda há questões que precisam avançar, como a capacitação. “Precisamos qualificar os integrantes do Cepe para que eles se sintam seguros na sua atuação, com isenção e imparcialidade”, avaliou a reitora.

Além da posse, os novos integrantes participaram de sua primeira reunião, na qual já tiveram a distribuição dos primeiros processos como forma de treinamento.