IFSC terá dois novos cursos em Jaraguá do Sul a partir de 2018 PDF Imprimir E-mail
Ter, 26 de Setembro de 2017 18:25

A partir do ano que vem, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) oferecerá dois novos cursos para quem quer estudar em Jaraguá do Sul. São dois cursos de nível técnico, um na área de Modelagem do Vestuário e outro em Desenvolvimento de Sistemas. Os dois cursos serão gratuitos e foram aprovados na reunião do Conselho Superior do IFSC (Consup) realizada na semana passada.

Por meio do curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário o IFSC vai dobrar as vagas oferecidas em Jaraguá do Sul em turmas do ensino médio. Serão mais setenta vagas anuais – 35 por semestre – no novo curso, além das 70 já oferecidas no ensino médio técnico em Química. O novo curso em Modelagem do Vestuário terá duração de três anos e meio e vai formar profissionais capazes de entender o corpo humano e planejar a produção de peças de roupa bidimensionais, tridimensionais e em softwares de modelagem.

Segundo a professora Elisangela Guimarães, que atua na área de modelagem no IFSC, as novas turmas vão atender a uma demanda nacional de formação de profissionais para a indústria têxtil. “Nossa região possui muitas empresas têxteis e do vestuário e isso representa um excelente mercado para os profissionais formados, pois além da modelagem os estudantes terão formação nas áreas que dão suporte como desenho e costura”, destaca.

O segundo curso aprovado no IFSC e que terá sua primeira turma em 2018 promete estar integrado ao cenário de inovação em Jaraguá do Sul. O técnico em Desenvolvimento de Sistemas terá um ano e meio de duração e será oferecido sempre no período da tarde. A cada semestre abrirão 40 novas vagas e poderão candidatar-se apenas estudantes que estão cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio em outras escolas da região.

Como o próprio nome do curso indica, as aulas serão focadas no desenvolvimento de sistemas, abrangendo desde softwares para computador e páginas de internet até aplicativos para o celular. “Essa formação está em ascensão e o mercado de trabalho na nossa região é bom. No ano passado, enquanto vários seguimentos demitiam, a área de tecnologia da informação estava contratando. Além disso o estudante formado poderá trabalhar tanto em empresas de informática quanto em outras organizações que utilizem serviços de profissionais de TI”, afirma Edilson Hipólito, um dos professores que irá dar aulas no novo curso.

Veja, a seguir, o resumo dos novos cursos técnicos.

Ensino médio técnico em Modelagem do Vestuário

Vagas: 35 por semestre (alternando entre turmas de manhã e turmas de tarde)

Requisito: ter o ensino fundamental completo

Duração: sete semestres (3,5 anos)