Conto de estudantes do IFSC vence concurso literário nacional PDF Imprimir E-mail
Ter, 03 de Outubro de 2017 16:45

O tom de crítica ao machismo, o ineditismo do texto e a qualidade da história levaram o conto “Não volte para casa”, escrito pelas estudantes Jeisiane Ramos Monteiro e Danielle Vitória Santana Dias, a ser um dos ganhadores do concurso literário “Mulheres Contistas”, promovido pela editora Zouk. O conto delas foi produzido durante as aulas de português do curso técnico integrado em Química e irá compor, junto com outros 29 contos, uma antologia de mesmo nome do concurso. A antologia será lançada ainda neste ano e reunirá trabalhos inéditos produzidos exclusivamente por mulheres.

Ambas com 17 anos, as alunas do IFSC concorreram com aproximadamente 600 participantes de todo o país. “Foi uma surpresa. Era pra ser um trabalho de aula, baseado no estilo do realismo e de poucas páginas, mas a gente acabou escreveu treze páginas. Depois ficamos sabendo do concurso e decidimos enviar o conto”, lembra Jeisiane.

A surpresa com o resultado do concurso literário foi grande, segundo as autoras. “Ficamos muito felizes em estar entre as vencedoras. E ainda mais porque a maior parte do conto foi escrita em quatro horas, no último dia do prazo para entrega do trabalho de aula. A gente estava inspirada”, brinca Danielle.

Essa é a primeira publicação literária das duas estudantes do Instituto Federal. Mas mesmo com a conquista no concurso, a carreira nas letras não será necessariamente uma realidade. “Eu gosto de ler, mas não muito de escrever”, revela Jeisiane. Já Danielle considera a possibilidade de atuação nas artes. “Eu adoro teatro, dança, literatura, declamação de poesia, tudo isso, mas fico em dúvida entre as áreas de Química e de Letras”, diz.

Clique aqui para ler o conto escrito pelas estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro.