• Facebook: ifscjaragua
  • Twitter: ifsc

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

icone docentes horarios atividades


Como Configurar Wifi

Tutorial Alunos

IFSC apresenta proposta para o programa Ciência na Escola PDF Imprimir E-mail
Sex, 16 de Agosto de 2019 15:39

Buscando contribuir com o aprimoramento do ensino de ciências na educação básica, o programa Ciência na Escola lançou uma chamada pública visando a seleção de propostas apresentadas por redes de instituições que envolvam escolas de educação básica, instituições de ensino superior, espaços de ciência e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação.

 

Em parceira com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Secretaria de Educação de Santa Catarina, o IFSC apresentou a proposta “Ciência Mais que na Escola”, que busca desenvolver ações que conectem o protagonismo do estudante na construção do conhecimento, formar professores, produzir material de apoio docente e ampliar os limites da sala de aula, democratizando e popularizando o conhecimento científico.

 

A proposta contempla a realização de oficinas itinerantes pelo estado, exploração de novos métodos científicos, uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o ensino de ciências (plataformas/repositórios, ambientes colaborativos, realidade aumentada, hologramas, imersão digital, uso de softwares, etc.), além da produção de material didático. A realização dessa proposta constitui um mecanismo de aproximação entre os membros da Rede visando à melhoria do ensino de ciências em um modo geral.

 

O Programa Ciência na Escola envolve o compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Na Chamada Pública para Instituições - Seleção de Redes para o Aprimoramento do Ensino de Ciências na Educação Básica, o MEC e o MCTIC conduzirão o processo de seleção das propostas onde UFSC e IFSC concorrem na categoria Abrangência Estadual - Uma unidade da federação. A divulgação do resultado preliminar da Chamada estará disponível no dia 23 de setembro.

 

Por Coordenadoria de Jornalismo

 

 
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.