Inscrições abertas turmas de ensino médio técnico no IFSC PDF Imprimir E-mail
Ter, 03 de Setembro de 2019 10:07

São 70 vagas disponíveis em Jaraguá do Sul.

Até 30 de setembro estão abertas as inscrições para processo seletivo de cursos técnicos integrados, gratuitos, em 12 câmpus do IFSC. São 1.111 vagas em 26 cursos de Ensino Médio Técnico Integrado. Em Jaraguá do Sul existem 70 vagas em duas novas turmas: 35 vagas no técnico em Química e outras 35 vagas no técnico em Modelagem do Vestuário. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. A prova de seleção será em 20 de outubro.

Quem pode se inscrever

Os cursos de ensino médio técnico integrado são aqueles em que o estudante faz o ensino médio e também o profissionalizante juntos dentro do IFSC. Para isso, o estudante deve possuir o ensino fundamental completo ou deve concluí-lo até a data da matrícula.

Faça a sua inscrição

A inscrição deve feita exclusivamente pela internet. Após a inscrição no site, o candidato deverá fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais), até o dia 1º de outubro, por meio de boleto bancário. Esse pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária.

Quem não tiver acesso a um computador com internet pode ir a um dos câmpus do IFSC, onde há computadores e internet disponíveis para a realização das inscrições. Em Jaraguá do Sul, o Instituto possui unidades nos bairros Centro e Rau.

A confirmação definitiva da inscrição, contendo o local onde a prova será aplicada, será disponibilizada em 15 de outubro, a partir das 18h. O candidato deverá acessar sua inscrição através do link, opção “Já me Inscrevi”.

Os candidatos podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição somente no ato da inscrição, até o dia 23 de setembro. Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato considerado hipossuficiente, que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, PETI, BPC etc) e que tenha perfil de renda bruta de até meio salário-mínimo per capita (por pessoa) ou renda bruta familiar mensal total de até três salários-mínimos, de acordo com o Art. 4º do Decreto nº 6.135, ou que for membro de família de baixa renda, nos termos do Art.10 do Decreto 83.936/79 e Lei 12.799/2013. Também estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato doador de sangue que comprovar 02 (duas) doações entre as datas de 24/09/2018 e 24/09/2019.

A listagem com o resultado dos pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição será divulgada no dia 27 de setembro, a partir das 18h. O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido (negado) deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até 1 de outubro.

Como funciona o processo seletivo

O preenchimento das vagas oferecidas pelo IFSC é realizado por meio de dois sistemas: a Ampla Concorrência e o Sistema de Cotas para Escolas Públicas. Para concorrer às vagas por meio do Sistema de Cotas para Escolas Públicas brasileiras, o candidato deverá fazer sua opção no momento em que se inscrever de acordo com os critérios estabelecidos no edital 1/2020.

Exame de classificação (prova)

A prova, com dez questões de Língua Portuguesa e outras dez questões de Matemática, será realizada no dia 20 de outubro (domingo), às 14h, com duração de três horas.

A lista dos candidatos aprovados, para matrícula em primeira chamada, será publicada no dia 06 de dezembro, a partir das 18h. E a listagem dos candidatos aprovados, para matrícula em segunda chamada (chamadão), será divulgada no dia 30 de janeiro de 2020 a partir das 18h.

Cursos disponíveis em Jaraguá do Sul

Câmpus Jaraguá do Sul-Centro (av. Getúlio Vargas, 830)

Técnico em Modelagem do Vestuário

Turno: tarde

Técnico em Química

Turno: manhã

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.