Grupo de teatro do IFSC divulga agenda de apresentações de novo espetáculo PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Outubro de 2019 20:42

"Em um mundo habitado por gatos e ratos, uma ditadura se instaura. Tal como na cadeia alimentar, os gatos mandam nos ratos, pois se acham superiores. Mas será que essa hierarquia está garantida? Nesse contexto, dois ratinhos tentam ainda reencontrar sua família."

Essa é uma adaptação da sinopse da peça “Ato V”, uma produção do grupo de teatro Espect(atores), composto na sua maioria por estudantes dos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Jaraguá do Sul. A peça terá três exibições gratuitas (dias 29/11, 30/11 e 7/12) e será aberta ao público em geral.

Com duração aproximada de 70 minutos e classificação indicativa para 12 anos, o espetáculo teatral “Ato V” é fruto do projeto “(Re)Valorizando(-se) (n)o teatro”, realizado dentro do IFSC. O espetáculo tem como inspiração a HQ "Maus", publicada em 1980, de Art Spiegelman, que traz um relato real do pai do autor sobre sua vivência durante a Segunda Guerra Mundial.

Na obra “Maus”, os personagens são retratados como animais humanizados: os judeus são os ratos e os alemães, os gatos. “A peça desenvolvida pelo grupo Espect(atores) bebe desta metáfora e traz para os palcos um regime ditatorial que começa a se instaurar aos poucos, silenciosamente, até tomar proporções gigantescas, dialogando com a própria história do Brasil e com os tempos atuais”, conta Poliana Telles, estudante do IFSC e uma das diretoras da peça.

Confira a agenda de apresentações e escolha o dia e o local para assistir de graça ao espetáculo “Ato V”:

29/11, às 20h

Local: auditório do IFSC no Centro (Av. Getúlio Vargas, 830)

30/11, às 19h

Local: Teatro do SESC

7/12, às 19h

Local: Teatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha)

Confira também a agenda da “Ato V” no Facebook.

Sobre o grupo Espect(atores)

O grupo Espect(atores) existe no IFSC Câmpus Jaraguá do Sul-Centro há dois anos graças aos editais de projetos de extensão oferecidos pela instituição. No ano de 2018, o grupo apresentou sua primeira peça: "Mãe, tô na TV". Atualmente, o grupo se mantém sem recursos financeiros, utilizando somente os espaços físicos do IFSC. Sendo assim, a peça "Ato V" é financiada por meio de doações de materiais, como papelão, garrafas pet e roupas, além do dinheiro arrecadado com uma ação coletiva.

Quem faz parte da “Ato V”

Coordenador do projeto: Selomar Borges (professor do IFSC)

Direção do espetáculo: Maria Eduarda Bonatti e Poliana Telles

Elenco: Ana Sofia C. Cruz, Alex S. Reichert, Bruno H. Demathe, Camila M. Heerdt, Chuane L. Treib, Giovana S. Gauto, Izabela Schwitzki, João Nobre, Letícia Otto, Lua Pesatto, Maria E. Bonatti, Mariana Silveira, Matheus F. G. Pereira, Natália P. Fiorentin, Nataly A. de Araújo, Poliana Telles, Rayanne A. Caldas, Sabrina H. Ilha e Wallysson de S. Paz.

Cenografia - Valcí Bernardete Perin

Maquiagem - Lua Pessatto