Pesquisa sobre polímeros é apresentada em eventos nacionais PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Novembro de 2019 16:19

Um estudo sobre modificações químicas em polímeros, desenvolvido no curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, foi apresentado em dois grandes eventos científicos nacionais neste ano: o 15º Congresso Brasileiro de Polímeros (CBPol), entre 27 e 31 de outubro, em Bento Gonçalves (RS), e a IV Mostra Científica do Cariri, entre 27 e 29 de agosto, em Juazeiro do Norte (CE). A pesquisa, intitulada “Modificação química do Polibutadieno Líquido Hidroxilado: uma perspectiva da aplicação industrial”, foi realizada pelos estudantes Alex Sílvio Reichert, Guilherme Brugge Ribeiro, Ígor Radünz Bard, Vinícius de Moraes e Vítor Luís de Araújo, todos da sexta fase do curso. O trabalho foi orientado pelo professor Juliano Maritan Amâncio.

O grupo pesquisou a modificação química do polibutadieno por meio de reações de esterificação e gelificação, as quais produziram dois tipos de materiais: uma resina esterificada e uma espuma de poliuretano. “Após testes nos materiais que comprovaram a eficiência da reação e a possibilidade de seus desígnios industriais, notamos a importância deste trabalho para a indústria química polimérica, seja na obtenção de resultados que agregam ao conhecimento científico em uma área tão ampla como a dos polímeros quanto na possibilidade de utilização industrial desses materiais”, destaca o orientador.

Com os resultados em mãos, a equipe submeteu o trabalho aos eventos científicos e foi selecionada em ambos. Para o CBPol, em Bento Gonçalves, viajaram Vinícius de Moraes e Vítor Luís de Araújo. Já para a Mostra Científica do Cariri, quem representou o grupo foi Ígor Radünz Bard. “A experiência de participar de um evento do porte do CBPol é quase indescritível. Foi possível ter uma pequena ideia de tudo o que é produzido na área de polímeros e o quanto esta área pode ser explorada”, afirma Vítor.

Para Vinícius, o ambiente do evento científico foi o que mais marcou durante sua participação em Bento Gonçalves. “Os trabalhos de alto nível apresentados foram tão inspiradores quanto seus criadores, que são pesquisadores dedicados que trabalham nos mais diversos ramos de polímeros e que tivemos a honra de prestigiar e conhecer”, lembra o estudante.

Já no Ceará, o que chamou a atenção de Ígor foi a pluralidade dos trabalhos e o contato com os demais pesquisadores. “Poder fazer parte da Mostra foi uma das melhores coisas que poderiam acontecer comigo. Estar no meio de uma feira com mais de 130 projetos me proporcionou a experiência de aprender muito mais a respeito de diversas áreas do conhecimento. Me relacionar com os demais participantes foi inesquecível. A feira contava com a visita de centenas de pessoas todos os dias e os trabalhos eram constantemente avaliados”, relata.