Encceja 2019: como obter o certificado no IFSC PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Dezembro de 2019 15:51

Foi divulgado nesta sexta-feira (6), o resultado individual do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. Para acessar as notas, é preciso que o candidato entre na página na internet do Encceja com CPF e senha.

O IFSC é credenciado como uma das unidades certificadoras do Encceja para o Ensino Médio. Se o candidato realizou a prova, obteve nota de no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e no mínimo cinco pontos na redação e indicou o IFSC na inscrição, pode procurar o Registro Acadêmico do câmpus indicado para obter o certificado do Ensino Médio.

Documentação obrigatória

Para solicitar o certificado, é preciso apresentar no câmpus selecionado na inscrição: o boletim de desempenho com o código de validação e original e cópia do RG e do CPF.

Saiba mais sobre o Encceja

Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terão direito à declaração parcial de proficiência. Com a declaração, o participante fica liberado para se inscrever na próxima edição do exame nas áreas em que não alcançou as notas necessárias para o certificado de conclusão. O participante que fez o exame deve procurar a instituição certificadora que selecionou durante a inscrição.

Desde 2002, o Inep é responsável pela aplicação do Encceja no Brasil e no exterior. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. Esta edição do exame teve recorde de participantes presentes: 1.185.945, o que representa um aumento de 45% em relação à edição do ano passado.

Saiba mais sobre o Encceja.

Rafaela Menin | Jornalista, com informações do INEP.

enceja2

Portal do Aluno