Alunos podem solicitar auxílio financeiro para participar de eventos PDF Imprimir E-mail
Seg, 09 de Fevereiro de 2015 16:00

Os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) agora podem solicitar auxílio financeiro para participar de eventos acadêmicos (com ou sem a apresentação de trabalho), esportivos ou culturais - no Brasil e também no exterior. O edital, que é de fluxo contínuo, foi lançado nesta quarta-feira (28) pela Diretoria de Assuntos Estudantis.

O auxílio será concedido em valores fechados, de acordo com o local onde o evento será realizado. Para participar de eventos na região Sul, o estudante receberá R$ 500; na região Sudeste, R$ 700; Centro-Oeste, R$ 900; Nordeste, R$ 1 mil; e na região Norte, R$ 1,2 mil. Para eventos internacionais, serão concedidos os seguintes valores: R$ 2 mil para eventos realizados em outros países da América Latina e R$ 3 mil para os demais países.

Segundo a psicóloga da Diretoria de Assuntos Estudantis, Janaína Turcato Zanchin, serão destinados cerca de R$ 400 mil para auxiliar a participação de estudantes em eventos realizados de março a dezembro de 2015. “Estimamos que sejam beneficiados de 40 a 60 alunos por mês”, revela.

Para solicitar o benefício, é necessário preencher o formulário de inscrições até o dia 14 do mês anterior ao evento e assinar o Termo de Compromisso (Anexo II do edital). Além disso, é preciso que o coordenador do curso assine a Declaração de Relevância do Evento, que consta no Anexo I do edital. Caso o aluno seja menor de idade, é necessário também a Autorização do Responsável, disponível no Anexo III.

Caso não seja possível atender todas as solicitações, serão utilizados os seguintes critérios: alunos em vulnerabilidade social; alunos com trabalho aprovado para apresentar no evento; alunos que solicitaram participação em eventos nacionais. Após atendidos esses critérios, será obedecido a ordem de entrega do formulário on-line.

Após a participação no evento, o aluno deve preencher o relatório de viagem em até cinco dias úteis após o retorno. Cada estudante pode receber até dois auxílios por ano, sendo apenas um internacional.

O edital completo com todas as normas, o formulário de inscrição e o relatório de viagem estão disponíveis na página da Assistência Estudantil no Portal do IFSC.

enceja2

Portal do Aluno