IFSC sediará Simpósio Catarinense de Astronomia em Araranguá |
![]() |
![]() |
![]() |
Ter, 07 de Julho de 2015 08:54 |
O Simpósio Catarinense de Astronomia é aberto ao público. Entre as palestras já confirmadas está a do professor Bernardo Borges, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que abordará a diversidade dos mais de 150 planetas extrassolares. A palestra será no dia 23 às 14h30 no auditório do Câmpus Araranguá.
No dia 24 às 10h50, o professor do IFSC, Felipe Damásio, falará sobre a revolução científica e questões acerca de Copérnico e os epiciclos, Kepler e as órbitas elípticas.
O astrônomo amador Alexandre Amorim também ministrará palestra sobre a importância da observação visual para aprender, pesquisar e ensinar astronomia. A palestra será realizada no dia 24 de julho às 16h no auditório do câmpus do IFSC.
O 4º Simpósio Catarinense de Astronomia está sendo promovido pelo Clube de Astronomia de Araranguá, grupo que reúne alunos e professores do curso de Licenciatura em Física do Câmpus Araranguá.
Para estudar e difundir o conhecimento de astronomia em Jaraguá do Sul, existe desde 2010 o Núcleo de Astronomia, Visualização e Ensino (Nave) do Câmpus Jaraguá do Sul. O núcleo foi criado após o câmpus receber um telescópio de oito polegadas, o qual permite aumentar em até 1.200 vezes a visão. “Com essa capacidade de ampliação é possível observar a superfície da lua, perceber suas crateras com bastante nitidez e enxergar as listras horizontais e os satélites de Júpiter”, explica o responsável pelo Nave, Luiz Fernando Morescki Júnior.
O Nave realiza ações de extensão durante todo o ano, como visitas a escolas da região de Jaraguá do Sul e observações dentro do próprio câmpus.
|